FIQUE POR DENTRO!
Tudo que você precisa saber sobre as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Bebidas.
FIQUE POR DENTRO!
Tudo que você precisa saber sobre as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Bebidas.
Se a Vigilância Sanitária aplicou uma multa, veja passo a passo o que pode ser feito para solicitar anulação ou atenuar a penalidade. você deve ler o auto de infração com atenção, avaliar as irregularidades e, dentro do prazo legal, apresentar uma defesa escrita (Modelo de Defesa).
Para treinar a equipe multidisciplinar da sua empresa, é necessário agrupar os manipuladores por atividades específica. Para cada grupo específico de colaboradores, serão determinados os dias e o horário que esse grupo estará disponível para o treinamento. Assim, todos os colaboradores serão capacitados em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos sem atrapalhar ou interromper a produção.
A legislação da Vigilância Sanitária para empresas de Alimentos e Bebidas no Brasil é vasta, mas se baseia em normas como o Decreto-Lei nº 986/1969 e a Lei nº 9.782/1999, que definem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e as bases para a regulamentação de alimentos. As principais exigências incluem a adoção de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos - BPMA (Serviço de Alimentação) e as Boas Práticas de Fabricação - BPF (Indústria de Alimentos).
O Monitoramento da Temperatura de pistas quentes e frias é essencial para evitar a proliferação de microrganismos patogênicos, prevenindo Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), e também para garantir a qualidade, sabor e textura dos alimentos, além de reduzir o desperdício e o risco de perdas econômicas.