MONITORAMENTO DE TEMPERATURAS
MONITORAMENTO DE TEMPERATURAS
O Monitoramento da Temperatura de pistas quentes e frias é essencial para evitar a proliferação de microrganismos patogênicos, prevenindo Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), e também para garantir a qualidade, sabor e textura dos alimentos, além de reduzir o desperdício e o risco de perdas econômicas.
A) PISTA QUENTE:
· Risco:
Manter os alimentos acima de 60°C ou mais por no máximo 6 horas. Mais tempo do que isso, pode causar deterioração e proliferar bactérias.
· Objetivo:
Garantir que os alimentos permaneçam na faixa de temperatura segura, impedindo a proliferação de microrganismos e mantendo o sabor e a textura.
· Benefícios:
Assegura que os alimentos sejam consumidos na temperatura correta e adequados para o paladar, e evita a perda de alimentos por deterioração.
B) PISYA FRIA:
· Risco:
Temperaturas entre 4°C e 60°C são a "zona de perigo" onde as bactérias se multiplicam rapidamente.
· Objetivo:
No armazenamento, manter a temperatura abaixo de 4°C para resfriados e entre -12°C a -18°C para congelados. No caso de Pista Fria, manter os alimentos até 10ºC por no máximo 4 horas.
· Benefícios:
Evita a contaminação e a multiplicação de microrganismos patogênicos, que podem levar à intoxicação alimentar e outros problemas de saúde.
IMPORTÂNCIA GERAL PARA O NEGÓCIO E O CONSUMIDOR:
· Saúde Pública:
Reduz drasticamente o risco dos consumidores contraírem doenças transmitidas por alimentos, como intoxicação alimentar.
· Segurança Alimentar:
O monitoramento é uma das principais ferramentas para garantir a segurança dos alimentos servidos, seguindo normas estabelecidas pela ANVISA.
· Qualidade:
Mantém a integridade do produto, assegurando que o alimento mantenha suas características organolépticas (sabor, aroma e textura).
· Eficiência e Redução de Custos:
Ajuda a evitar o desperdício de alimentos que se deterioram por não estarem em temperaturas adequadas.
· Conformidade Regulatória:
O cumprimento das normas da ANVISA (como as da resolução RDC 216/2004) é fundamental e o monitoramento documentado através de planilhas, prova a conformidade do estabelecimento.
SOLUÇÃO DO PROBLEMA:
CURSO DE BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS ONLINE (INDIVIDUAL)
OU
CURSO DE BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS ONLINE AO VIVO (EM GRUPI)
VEJA QUAL TREINAMENTO SUA EMPRESA PRECISA!
ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA AATENDÊ-LO(A)!
ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO WhatsApp 81 99212-0077